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Recursos Humanos

02 de March de 2023

Como gerenciar conflitos no ambiente de trabalho (sem perder a sanidade mental).

Gerenciamento de conflitos é uma habilidade essencial em qualquer ambiente de trabalho, mas vamos ser honestos:

é difícil manter o equilíbrio quando seus colegas se desentendem. Você já presenciou situações assim?

 

Nunca é agradável presenciar conflitos e não há uma fórmula exata para gerenciar esse tipo de situação, mas existem boas práticas.

Sendo assim, aqui estão algumas estratégias para gerenciar conflitos no ambiente de trabalho e que vão te ajudar a manter o equilíbrio mental.

 

1 - Gerencie a si mesmo:

Aqui estamos falando de colegas de trabalho que se desentendem, e nós; no papel de líderes, estamos vendo tudo de fora e por incrível que pareça,

mesmo que não estejamos participando de fato da situação, ela irá nos afetar se não ficarmos atentos as nossas próprias reações.

Portanto, antes de tomar lados do conflito, procure controlar suas emoções para que ao invés de ser um gerenciador, você não se torne um propagador do conflito.

 

2 – Comunicação

Se posicione, mas lembre-se de que existem três versões de uma história: O que um dos lados pensa, o que outro lado pensa, e o que realmente aconteceu. Nem sempre os lados conseguem enxergar um conflito de maneira calma e empática.

Pense muito antes de reagir e se comunicar, escolha bem as palavras e seja muito claro ao se comunicar com os lados e se necessário, comunique as medidas com todos os colaboradores.

 

3 - Não se omita

É isso mesmo, não se omita. Ao mesmo tempo em que precisamos de cuidado ao analisar a situação, existe todo um ecossistema ao redor que precisamos zelar.

Esse tipo de ocorrência requer atitude pois não falar nada sobre e deixar que tudo se solucione sem nenhuma medida, pode ferir a cultura da empresa, comprometendo o restante do time.

 

4 - Se for difícil, mude a forma de pensar

 

Quando as emoções estão elevadas, tente se imaginar como um chef de televisão, lidando com um desafio culinário. Em vez de lidar com um conflito entre duas pessoas, está lidando com ingredientes conflitantes em uma panela.

E, como um chef experiente, tente misturar todos os ingredientes da melhor maneira possível para obter um resultado satisfatório.

 

5 - Lembre-se de que todos somos humanos

É fácil perder a paciência, mas é importante lembrar que todos somos humanos e todos temos emoções. Tente imaginar a situação do ponto de vista da outra pessoa e tento me colocar no lugar dela.

Isso ajuda a reduzir a tensão e a encontrar uma solução mais facilmente.

 

6 - Peça ajuda quando necessário

Gerenciar conflitos pode ser difícil, então, se eu sinto que estou perdendo a paciência ou que a situação está ficando fora de controle, eu peço ajuda.

Não há nada de errado em admitir que precisamos de ajuda, e muitas vezes é a melhor maneira de chegar a uma solução.

Mantenha contato com outros profissionais da área, existem líderes em outros setores, ou especialistas, mentores que podem lhe ajudar em momentos onde faltar referencias de como resolver um problema. O LinkedIn é uma boa rede para estabelecer esse tipo de conexão.

 

Conclusão

 

Gerenciar conflitos pode ser estressante, mas não precisa ser impossível.

Aliás, é possível manter a sanidade mental e encontrar uma solução que atenda a todas as partes.

Fonte: Marketing Vegas Card

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